Aberto das

7h00 - 18h00 Seg - Sex

Nosso contato

(31) 3047-3006
(31) 2524-0600
(31) 2524-0700

Search
Close this search box.

Produtos de limpeza concentrados ou de pronto uso?

Compartilhe

Os produtos de limpeza são a base para uma higienização eficiente e de qualidade, isso significa que a escolha do item certo é o passo 1 na rotina de faxina dos ambientes.

Como o mercado proporciona versatilidade de fórmulas, dúvidas na hora de decidir qual produto utilizar são comuns entre os consumidores, até mesmo nas equipes mais experientes.  Especialmente quando os produtos de limpeza possuem fórmulas concentradas.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre os produtos de limpeza concentrados em comparação com os de pronto uso.

Descubra neste artigo qual é a melhor opção.

 

O que são produtos de limpeza concentrados? 

Também chamados de produtos para diluir, os concentrados são produtos de limpeza que necessitam de adição de água em sua composição antes do uso. 

Após a diluição das substâncias, a qualidade não é alterada, há preservação completa da eficácia dos produtos e consequentemente, um maior rendimento.

Um adendo relevante é que as soluções concentradas apresentam alto teor de princípios ativos que facilitam a desinfecção de superfícies. 

Uma ótima pedida para ambientes que necessitam de desinfecção constante, como hospitais, escolas e a maioria das indústrias. 

 

Produtos de limpeza concentrados X de pronto uso: qual a melhor opção?

As principais diferenças entre os dois itens estão relacionadas ao modo de usar e à capacidade de diluição de seus componentes. 

Enquanto os produtos concentrados possuem fórmulas mais intensas, aqueles feitos para o uso imediato entregam praticidade. 

Sendo assim, a melhor opção dependerá do ambiente a ser limpo.

Em casa, a maioria das pessoas utiliza produtos de pronto uso devido à disponibilidade e facilidade, já em ambientes de trabalho essa escolha pode alternar conforme a estrutura do local e variáveis como economia e potencial de limpeza. 

 

Como fazer a escolha certa?

Nas empresas de pequeno porte, por exemplo, é possível que os produtos de pronto uso sejam os ideais, pois a demanda de limpeza não é tão agitada em comparação com estabelecimentos mais amplos e com maior número de colaboradores ou com atividades que exijam uma frequência maior, como hospitais. 

Entretanto, quando falamos de empresas maiores e com alto fluxo de pessoas por dia, as necessidades mudam. 

Há uma preocupação tanto com a redução de custos com o bom aproveitamento de estoque, quanto com o alto padrão de limpeza que deve ser mantido, a fim de garantir a saúde e o bem-estar das pessoas que frequentam o espaço.

Nesse sentido, os concentrados podem atender melhor às carências do negócio, pois rendem mais.

Vale ressaltar que ambos os produtos podem ser utilizados tanto na limpeza doméstica quanto na empresarial, o importante é que as necessidades de consumo sejam atendidas de forma segura.

Nos próximos tópicos, falaremos um pouco mais sobre as características dos concentrados, siga com a leitura.

 

Vantagens e desvantagens dos produtos de limpeza concentrados

Confira as principais vantagens e desvantagens dos famosos produtos de limpeza concentrados, e faça a sua própria análise:

 

Vantagens:

  • Alto poder de higienização devido às suas fórmulas mais potentes;
  • Custo benefício;
  • Embalagens mais compactas e ecológicas.

 

Desvantagens: 

  • Possíveis reações alérgicas em pessoas sensíveis aos componentes; 
  • Se usados em excesso, podem estragar pisos, roupas e panelas;
  • Exige um cuidado maior em seu manuseio.

 

Como diluir produtos concentrados corretamente?

Os produtos concentrados tendem a render mais que os de pronto uso, mas para que a sua eficácia seja garantida, importa dissolver corretamente.

A boa notícia é que as instruções para diluir cada classe de produto estarão descritas no rótulo de suas embalagens.

E essa é a sua primeira missão: identificar a rentabilidade do produto no rótulo e se ele, de fato, precisa ser diluído, alguns produtos concentrados não solicitam diluição, como certos amaciantes de roupas e tira-manchas. 

Quanto à rentabilidade, na maioria dos produtos ela é descrita em formatos iguais ou semelhantes a: 1:40, 1:20 e 1:200.

 

Segue exemplo para diluição de 1:40:

  • 1 corresponde a um litro ou fração do produto concentrado.
  • 40 corresponde a quantidade máxima do litro ou fração indicada pelo fabricante.

Logo, para cada litro concentrado, acrescentar 39 litros de água, o que renderá até 40 litros do produto para uso: 1:40. 

Para diluir menos produto, basta multiplicar a ml pela quantidade máxima de litros. Por exemplo, se o profissional precisa de apenas de 50 ml do produto (duas tampinhas), ele deve multiplicar 50 ml por 40, a suposta capacidade máxima de diluição do produto. 

Seguindo esse cálculo, com base nas especificações do fabricante, a eficácia do seu concentrado não será prejudicada.

 

Os produtos concentrados são perigosos? 

Assim como todo produto de limpeza, os concentrados exigem precauções de uso para evitar acidentes, como reações alérgicas e intoxicações.  

Por isso, leia atentamente a descrição dos componentes e garanta que não haja nenhum elemento prejudicial tanto para a sua saúde quanto para a de seus colaboradores e clientes.

Confira se o prazo de validade do concentrado está em dia e se certifique sempre de que todos os produtos de limpeza utilizados em sua empresa sejam certificados pela ANVISA, como os que disponibilizamos aqui na Distribuir Higiene.

Estar em conformidade com as normas sanitárias proporciona segurança de consumo, principalmente para empreendimentos maiores e que exigem atenção especial por conta das atividades que executa.

No mais, evite misturar produtos aleatoriamente, isso pode provocar reações adversas e até mesmo intoxicações.

Ficamos por aqui! Se gostou do tema de hoje, conte nos comentários. Continue navegando em nosso site para aprender mais sobre higienização profissional e conheça a nossa loja virtual. Precisa de ajuda na seleção dos produtos de limpeza ideais para o seu empreendimento? 

Entre em contato conosco.

 

Até breve!