Realizar a limpeza em hospitais é um processo que deve seguir regras específicas orientadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A gerência e liderança dos hospitais devem estar atentas aos materiais e produtos utilizados. É importante monitorar o uso, estoque e reabastecimento dos produtos para limpeza hospitalar, higiene, limpeza e principalmente desinfecção, para que não ocorram desperdícios ou falta de itens essenciais. Além disso, os EPI’s são fundamentais para evitar o contato com produtos, resíduos ou secreções em ambientes altamente infecciosos.
Os produtos de desinfecção e limpeza hospitalar possuem compostos químicos, muitas vezes em concentração mais forte que os produtos comuns, pois precisam ser capazes de matar bactérias perigosas e outros agentes nocivos que podem prejudicar o organismo.
Produtos para limpeza hospitalar
Entre os principais produtos estão: soluções desinfetantes germicidas e bactericidas, água sanitária, detergentes neutros e clorados (limpeza de superfícies), álcool 70% e neutralizador de odores, por exemplo.
Produtos de limpeza nunca devem ser misturados, pois podem provocar reações químicas e causar danos na pele, ardência nos olhos e vias aéreas e intoxicação. O ideal é que os produtos sejam usados separadamente e de acordo com as orientações das embalagens e FISPQs. Além disso, a procedência, sobretudo dos itens químicos deve ser avaliada. Produtos sem laudo ou aprovados pela ANVISA representam perigo aos operadores de manutenção, funcionários e pacientes.
Distribuir Higiene
Todos os itens para limpeza hospitalar da linha Distribuir Profissional possuem os respectivos laudos. Além disso, a Distribuir Higiene disponibiliza treinamento adequado às equipes de limpeza. Nosso time de especialistas participa ativamente dos comitês de crises contra o COVID-19, levando informação, inovações e qualificação técnica aos nossos clientes dos mais diversos segmentos.
Entre em contato e saiba mais sobre a Consultoria Técnica Distribuir Higiene.