Como manter sua escola segura contra a COVID-19

Compartilhe

Mesmo diante de incertezas quanto à retomada definitiva das aulas presenciais devido à pandemia existe um item do qual as escolas sempre devem estar atentas: a higiene dos ambientes compartilhados pelos alunos.

A limpeza e a higiene do ambiente escolar sempre fizeram parte da preocupação dos pais, influenciando inclusive no momento da escolha da escola que receberá seus filhos. Escolas são ambientes de exemplo, onde pais, alunos e colaboradores sintam-se seguros e acolhidos. Mas, como cobrar o que não é praticado? Como ensinar aos nossos jovens e crianças sobre a importância do zelo por espaços coletivos, se a realidade pode mostrar o contrário?

Uma escola com sujeira, má conservação e aparência é o ambiente perfeito para afastar os pais, demonstrando desleixo e até problemas financeiros e este não é o ambiente pelo qual os pais procuram para a formação do futuro de seus filhos, certo?

Ambientes escolares sujos são imãs de mau comportamento e desordem, levando até a depredação. Em compensação, ambientes escolares bem conservados e higienizados tornam-se espaços convidativos para que a cidadania e a consciência coletiva estejam sempre presentes.

A manutenção da limpeza e higiene de escolas, como em qualquer outro segmento, não é tarefa fácil, contudo, existem produtos, processos e protocolos que são fortes aliados nesta empreitada diária pelo bem comum. Vamos conhecê-los?

Já falamos algumas vezes sobre a limpeza profissional de ambientes como shoppings, hospitais e empresas e a higiene das escolas também requer cuidados especiais para que o ambiente transmita confiança, segurança e acolhimento. Os pontos principais são:

  1. Uso de produtos de limpeza profissional
  2. Treinamento de mão de obra
  3. Implementação de rotinas inteligentes e eficazes

Independente da presença ameaçadora da COVID-19, espaços escolares podem ser tornar agentes altamente infectantes caso algum destes três pontos citados acima seja deixado de lado. Vamos entender a importância de cada um deles.

1. Uso de produtos de limpeza profissional

Diferente das soluções caseiras e dos produtos de limpeza que encontramos nas prateleiras do supermercado, a limpeza de ambientes escolares deve utilizar apenas produtos e equipamentos de qualidade, durabilidade e procedência que são especialmente formulados para desempenho superior em relação aos produtos de doméstico.

Isso porque toda empresa realiza cálculos de otimização de insumos e o setor de manutenção é um dos que mais absorve verba. Utilizar produtos de alto desempenho garante a segurança dos clientes e funcionários e evitam desperdícios desnecessários.

No caso de ambientes escolares o cuidado deve ser redobrado, sobretudo com relação a odores e alergias.

Produtos com odores podem causar alergia nos alunos e colaboradores mais sensíveis e, em casos mais graves, a internação. Opte por produtos de limpeza profissional com laudo de eficácia, fragrância suave e formulação natural, como o Desinfetante Natural de Uso Geral Distribuir Higiene.

Tão relevante quanto à escolha dos produtos é a seleção dos equipamentos e acessórios essenciais para a desinfecção correta dos ambientes escolares. Os dispensers, por exemplo, promovem o melhor uso dos sabonetes e álcoois seja em gel ou em espuma, garantindo o uso fracionado e em quantidade adequada pelo usuário.

O Álcool em Espuma merece destaque para uso em ambientes escolares porque forma uma película protetora nas mãos, protegendo contra vírus, fungos e bactérias por até 4 horas, além de não ressecar a pele e pode ser uma experiência divertida no incentivo da higienização das mãos das crianças de menor idade.

2. Treinamento de mão de obra

 Uma equipe de manutenção e higiene sem qualificação não obterá resultados significativos quanto à limpeza dos ambientes escolares. A qualificação dos funcionários responsáveis pela limpeza é fator essencial para o bom desempenho das rotinas de higienização. Estes colaboradores são responsáveis pela manipulação dos produtos, preparo, diluição e aplicação e qualquer mal uso pode torna-se uma grande abertura para que agentes contaminantes ofereçam perigo às crianças.

O ambiente escolar é naturalmente convidativo ao aprendizado. Toda comunidade acadêmica deve ter consciência da limpeza e manutenção dos espaços escolares.

A Distribuir Higiene conta com uma equipe especializada em desenhar protocolos de limpeza, higiene e desinfecção específicos para cada negócio. Além dos produtos, treinamos sua equipe de limpeza para o uso consciente e econômico dos itens.

3. Implementação de rotinas inteligentes e eficazes

Conforme dito no item anterior, a qualificação das equipes de manutenção e limpeza das escolas é fator essencial para o sucesso das operações e a rotina inteligente auxilia na checagem dos pontos de risco de contágio. Cada empresa possui necessidades específicas e as rotinas criam cronogramas levando em consideração a natureza de cada ambiente, fluxo de pessoas, idade, possibilidade de contaminação, etc.

Rotinas ajudam a manter um ambiente com maior nível de higiene ao longo do dia e oferece ainda economia no custo total das operações. Estabelecer rotinas de higiene evita, por exemplo, que os banheiros sejam limpos durante o período do recreio, onde a maior demanda deve ser nos espaços de uso coletivo.

CUIDADOS EXTRAS NO COMBATE À COVID-19 NAS ESCOLAS:

Lavabos, mictórios, vasos sanitários, válvulas de descarga, torneiras, pias, corrimões, carteiras, mesas e quadros de sala de aula requerem cuidados especiais. Dê preferência pelo uso de produtos de rápida ação, como o Desinfetante Natural de Uso Geral que desinfeta o ambiente em até 30 segundos e pode ser aplicado de diversas formas, inclusive com nebulizador.

Quer saber mais detalhes sobre como cuidar da limpeza de sua escola e quais os produtos mais indicados para isso? A Distribuir Higiene é especializada em soluções para limpeza profissional e pode te ajudar.

Conte conosco. Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.