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Investir em limpeza profissional reduz custos para empresas

Investir em limpeza profissional reduz custos para empresas

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Redução nas contas de água e luz, funcionários mais dispostos e com menor índice de afastamento por lesões e compra programada de produtos com menor desperdício e espaço de armazenamento são apenas algumas das vantagens ao aplicarmos procedimentos profissionais de limpeza, higiene e desinfecção em ambientes corporativos.

Após a pandemia que vivenciamos em 2020 e o retorno das atividades presenciais, a limpeza profissional ganhou destaque em todo mundo. Independentemente do segmento, a higienização adequada de locais de trabalho tornou-se fundamental para a redução do vírus e de outras doenças, até então, negligenciadas como a gripe.

Em um estudo feito pela Associação Internacional de Limpeza Profissional (ISSA), foi levantado que a limpeza correta em um ambiente corporativo é capaz de reduzir em até 80% a possibilidade de uma pessoa contrariar gripe e diminui em até 46% das faltas ao trabalho.

Além dos ambientes de trabalho compartilhados, estabelecimentos comerciais com higiene inadequada afastam cliente e são a porta de saída da fidelização.

Manter esses locais em perfeitas condições de higiene é parte fundamental da boa gestão de qualquer empresa. A limpeza profissional só oferece vantagens para empresas de pequeno a grande porte. Proporcionar que esses ambientes sejam limpos de forma apropriada traz custos que podem e devem ser ponderados pelos gestores.

Por isso, a importância no investimento de estratégias e procedimentos que resultem na redução de custos com maior performance. Este é o ponto chave de maior segurança e eficiência na limpeza profissional.

Independentemente do segmento, o objetivo em manter a higiene, organização e boa aparência do estabelecimento é o mesmo. Alguns fatores, no entanto, são decisivos para um planejamento de limpeza profissional eficaz. Dentre eles, destacamos: área total, circulação de pessoas e veículos, produtos químicos, riscos de infecção, atividades realizadas, idade dos ocupantes do local, capacidade do time operacional, entre outros.

Acompanhe, neste artigo, quais são as boas práticas para reduzir custos e ganhar em produtividade utilizando a limpeza profissional em sua empresa.

Por que produtos domésticos ainda são usados em empresas?

Mesmo não sendo o cenário ideal, fato é que algumas empresas (sobretudo as menores) ainda optam por produtos de uso doméstico nos seus processos de limpeza. Além de serem ineficazes, podem trazer riscos aos funcionários e ocupantes dos locais afetados. Dentre os principais motivos desta prática, destacamos:

  • Falta de compreensão sobre os benefícios do uso de produtos de limpeza profissionais
  • Aparente dificuldade na implantação de um sistema de alta performance
  • Dificuldades em encontrar fornecedores que, além da comercialização dos produtos, dedicam-se ao treinamento das equipes de manutenção e conservação
  • Facilidade na compra de produtos domésticos (em supermercados, por exemplo)
  • Falta de atenção aos riscos de contaminação que processos inadequados podem causar
  • Dificuldades de mudança na cultura organizacional dos operadores de limpeza e conservação quanto aos procedimentos aplicados e produtos profissionais utilizados
  • Maior facilidade de aceitação do preço “menor” de produtos domésticos em comparação aos profissionais (sem analisar os demais fatores)

As práticas acima descritas infelizmente são bastante comuns e oferecem diversos riscos e aumento significativo nos custos finais de operação.

Com uma gestão ineficiente, a limpeza profissional é deixada de lado e até negligenciada, cabendo aos próprios funcionários decidirem como, quando e por quê serão realizadas suas tarefas e este pode ser um erro fatal.

O bom gestor é o responsável pela agilidade, eficiência e redução de custos na limpeza empresarial. Ele deve centralizar o comando de setores e definir responsáveis.

A Consultoria Técnica é sua melhor aliada, realizando o mapeamento de riscos, espaços, estudo de áreas críticas, dimensionamento de equipe, circulação e, por fim, processos e produtos de limpeza profissional adequados para cada ambiente e segmento.

Produtos de limpeza profissional são mais caros?

Não! Os produtos de limpeza profissional, em sua grande maioria, são químicos concentrados. E o que isso significa? Que, quando aplicados com procedimentos e equipamentos adequados, na diluição recomendada acabam oferecendo custo menor em relação aos produtos de uso doméstico.

Preço e valor são coisas diferentes. O valor agregado de um produto é o conjunto de todos os seus benefícios, e isso tem impacto sobre o seu preço.

Todos estamos interessados em reduzir custos desnecessários. Para que isso ocorra precisamos avaliar nossos equipamentos, sistemas, produtos e serviços para verificar onde algum custo pode ser reduzido.

O mais importante, no entanto, é optar sempre pela qualidade. Um produto de baixo custo, em um primeiro momento, pode parecer um bom negócio, mas se ele for menos econômico e inadequado às suas necessidades, então essa suposta economia de nada terá valido, uma vez que no final das contas você acabará gastando mais.

Considere o seguinte exemplo:

Em uma cozinha de um restaurante é utilizado um desengordurante doméstico de 500ml a um custo de R$7,00.

Ao trocar os produtos domésticos por produtos de limpeza profissional, os operadores de higiene desta cozinha passaram a utilizar um desengordurante em galão, concentrado, de 5L a um custo de R$85,00 e que ainda pode ser diluído na proporção de 1:10.

Diluindo todo galão de 5L de produto a 1:10 (diluição recomendada tanto pelo fabricante quanto pela Consultoria Técnica de acordo com as necessidades daquele ambiente), teríamos 55L de solução (5L de produto para 50L de água). Ou seja, R$85,00 por 55L de produto.

Comparando este exemplo ao produto de uso doméstico (pronto uso, portanto não permite diluição), neste caso, teríamos que utilizar 110 fracos com 500ml para totalizar 55L de produto final.

Multiplicando 110 frascos de produto doméstico a um custo de R$7,00, o custo total seria de R$770,00. São R$685,00 de diferença. Além dos custos extras pelo desperdício de água, baldes e mangueiras.

Quais são os benefícios do uso de produtos profissionais?

  • Maior potencial de limpeza;
  • Maior concentração de compostos ativos;
  • Melhor custo-benefício;
  • Maior economia;
  • Redução no consumo de água
  • Melhor qualidade da limpeza;
  • Menor tempo de operação;
  • Menores riscos de acidentes de trabalho;
  • Maior segurança – ao fazer limpezas melhores e mais eficientes.

Outro fator importante é o custo do funcionário, operador de limpeza e conservação. Com cronograma, produtos, equipamentos e processos adequados o tempo gasto com limpeza tende a diminuir, reduzindo possíveis gastos com hora extra e adicional noturno, por exemplo.

O planejamento do gestor se torna mais simples e absenteísmos por questões ergonômicas e exposição continuada a produtos químicos fortes — dois problemas típicos da limpeza inadequada — são significativamente reduzidos.

Funcionários bem treinados são mais aptos a fazer a limpeza utilizando menos água e energia elétrica, empregando os produtos de maneira correta e manipulando os equipamentos conforme indicado. É importante ressaltar que todos os funcionários desse setor devem sempre atuar com todo o equipamento de proteção individual (EPI), de modo a resguardar sua segurança.

Por onde começar para aplicar processos de limpeza profissional em seu estabelecimento?

Pronto, você já está convencido sobre a importância e vantagem financeira que a limpeza profissional oferece para ambientes corporativos.

Ao procurar por um fornecedor de produtos de limpeza profissional é interessante não ter em mente apenas o produto em si. Um bom fornecedor vai te oferecer além de produtos de limpeza eficientes e seguros, também serviços extras pra te auxiliar.

A Consultoria Técnica da Distribuir Higiene conta uma análise personalizada das necessidades de cada ambiente e segmento, além da indicação e fornecimento dos melhores produtos e equipamentos do mercado, que respeitam as normas ABNT e ANVISA. São mais de 1.500 itens.

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